Teve lugar no dia 11 de janeiro de 2022, a tomada de posse da Juíza de Direito Rosa Lima Teixeira como Ponto de Contacto da Rede Judiciária europeia em matéria civil e comercial. A cerimónia, presidida pelo Juiz Conselheiro Henrique Araújo, presidente do Supremo Tribunal de Justiça e, por inerência, do Conselho Superior da Magistratura, contou também com a presença do Vice-Presidente do CSM, Juiz Conselheiro José Sousa Lameira, com Vogais do CSM e membros do Gabinete de Apoio à Presidência.

No seu discurso, o Juiz Conselheiro Henrique Araújo começou por felicitar a empossada, assinalando a “extrema importância” do cargo na cooperação judiciária entre os estados membros da União Europeia, pelo papel que desempenha no “acesso dos cidadãos à justiça da UE”. Sobre a Juíza que assume agora este cargo, o presidente do CSM destacou as suas “capacidades intelectuais e profissionais”, assim como “o absoluto empenho que dedica a tudo aquilo que faz” como garantias de sucesso no novo papel que agora assume.

O Juiz Conselheiro Henrique Araújo prestou ainda homenagem à Juíza Desembargadora Paula Pott, que desempenhou o cargo de Ponto de Contacto da Rede Civil durante mais de 7 anos, por ter sido uma “brilhante diplomata judiciária”, conseguindo “abrir caminhos novos na cooperação e entendimentos entre os estados membros sempre em benefício dos cidadãos que precisam da justiça”.

Também a Juíza Rosa Lima Teixeira usou da palavra nesta cerimónia de tomada de posse, afirmando assumir estas “funções às quais doravante obedecerei sem regatear esforços” consciente do “desafio e obrigações” inerentes ao cargo. No seu discurso, agradeceu ainda a confiança pela nomeação, comprometendo-se a “desempenhar de forma leal e empenhada as funções que agora me são atribuídas e que tanto me responsabilizam”.