Cumbre Judicial IberoAmericana

Logo Cumbre

Portugal nomeou duas Coordenadores Nacionais, a Juiz Rosa Lima é coordenadora nacional da Cumbre nomeada pelo CSM.

A outra coordenadora é nomeada pelo Supremo Tribunal de Justiça.

A XX Cumbre Judicial Ibero-Americana sob o tema "A Sustentabilidade da Paz Social, desafios que enfrenta a administração da justiça no espaço Iberoamericano perante as exigências do novo milénio”. iniciou-se com a Primeira Reunião Preparatória a 27-29 de agosto de 2018 na Cidade do México, México

  • Segunda Ronda de Trabalhos teve lugar a 18 a 20 de março de 2019 em Lisboa, nas Instalações do Conselho Superior da Magistratura.
  • Assembleia Plenária

    Devido à pandemia Covid-19 a reunião teve lugar virtualmente no dia 11 de dezembro de 2020.
    Nesta Assembleia Plenária foram aprovados os produtos finais desenvolvidos pelos 4 grupos de trabalho.

    GRUPO 1 – “Herramientas de diagnóstico y protocolo sobre independencia en la carrera judicial de lberoamérica” ; Países: Argentina, Bolivia, Equador, Espanha, Honduras, México, Peru, República; Dominicana, Uruguai, Venezuela; Produtos Finais: Protocolo Independência.

    GRUPO 2 – “Retos para la Administración de Justicia. Asignación de presupuestos y mecanismos de protección social”;Países: Argentina, Colombia, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, Paraguai, Portugal, Porto Rico, Venezuela; Produtos Finais: Recomendações sobre orçamento e carreira.

    GRUPO 3 – “Creación de la Red lberoamericana de Integridad Judicial”; Países: Brasil, Colômbia, Equador, Guatemala, Nicaragua, Panamá, Paraguai, Peru, Venezuela, Argentina, Espanha; Produtos Finais: Rede de integridade judicial.

    GRUPO 4 “Acceso a la Justicia”; Países: Bolívia, Chile, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Nicarágua, Portugal, Uruguai; Produtos Finais: Guia do processo eletrónico; SIIP (Sistema Integrado de Informação Processual); Re-positório delitos corrupção; Feira Tecnológica ; Repositório delitos corrupção; Feira Tecnológica.

A XXI Cumbre Judicial Ibero-Americana sob o tema “Por uma carreira judicial independente e eficaz” iniciou-se com a Primeira Reunião Preparatória entre os dias 26 a 28 de abril de 2022 na Cidade do México, México

Filhos da Cumbre

Hijos de Cumbre

Comissões

Comissiones

Estruturas permanentes

Estructuras permanentes

Comissão de Ética Judicial (CIEJ)

Comisión de Ética Judicial (CIEJ)
150

A Comissão Ibero-Americana de Ética Judicial é composta por nove membros e um secretário executivo, eleitos pela Cimeira Judicial reunida em Assembleia Plenária. Os seus cargos são honoríficos e exercem funções por um período de quatro anos, com possibilidade de reeleição.

Portugal nomeou o Dr. José Manuel Correia como Comissário.

Rede Ibero-Americana de Cooperação Jurídica Internacional (IBERRED)

Red Iberoamericana de Cooperación Jurídica Internacional (IBERRED)
150

A IberRede é composta por Pontos de Contacto oriundos de 23 Estados situados na Europa, na América Latina e Caribe.

Visa a optimização dos instrumentos de assistência judicial civil e penal da Comunidade Ibero-Americana. Além, do estabelecimento de forma progressiva, mantendo-se atualizado, de um sistema de informação sobre os diferentes sistemas jurídicos da Comunidade. (art. 3º do Regulamento da IberRede).

A Juiz Rosa Lima é a Ponto de Contacto da IberRede designada pelo Conselho Superior da Magistratura.

  • 1ª REUNIÃO PREPARATÓRIA - Reunião preparatória da Assembleia Plenária da IberRed- 28 a 30 de maio de 2019- Montevideo, Uruguai
  • VIII Assembleia Plenária e XV aniversário da IberRed:
      • VIII Assembleia Plenária de Pontos de Contacto e enlaces da IberRed- 28 a 30 de outubro de 2019- Madrid, Espanha.Celebração do XV aniversário da IberRed.
  • 2020 - Devido à pandemia Covid- 19 as reuniões foram adiadas
  • 2021
    • 22 de Março de 2021- Apresentação da plataforma Iber@ da IberRed durante o evento "Para um novo modelo de cooperação jurídica internacional: IberRed e a nova Paltaforma Iber@"

Mais informações sobre a apresentação da nova plataforma Iber@ aqui

O acesso à nova plataforma Iber@ e ao website público IberRed, disponível em espanhol, português e inglês, pode ser feito através do seguinte endereço: https://iberred.notariado.org/

Rede Ibero-Americana de Integridade Judicial

La Red Iberoamericana de Integridad Judicial
Rede Ibero-Americana de Integridade Judicial

A Cimeira Judicial Ibero-Americana promoveu a criação e manutenção de uma Rede Ibero-Americana de Integridade Judicial com base na Comissão Ibero-Americana de Ética Judicial, a fim de reforçar a independência económica dos juízes e cumprir o mandato do artigo 11.1 da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, assinada em Nova Iorque em 31 de outubro de 2003.

A Juiz Rosa Lima é a Ponto de Contacto da Rede Ibero-Americana de Integridade Judicial

Agregador de Conteúdos Jurídicos

A plataforma permite a consulta de normas, artigos, notícias e outros conteúdos relacionados ao universo judicial ibero-americano. A fase de testes decorre entre outubro e novembro de 2023.

Logo Cumbre
Assembleia Plenária Cumbre Judicial Peru 2023

Assembleia Plenária realizada entre os dias 20 a 22 de setembro de 2023 em Lima no Perú

Portal DESCA

Palácio da Justiça by Ricarda Melo 1

Portal de Sentenças de Direitos Económicos, Sociais, Culturais e Ambientais (DESCA) é uma ferramenta de pesquisa especializada. Permite consultar sentenças dos tribunais superiores da região Iberoamericana, que envolvam direitos económicos, sociais, culturais ou ambientais. Trata-se de um filho da XVIII Cumbre Judicial Iberoamericana.

As regras de Brasília

As regras de Brasília sobre o acesso à justiça das pessoas vulneráveis são 100 regras aprovadas pela XIV Cimeira Judicial Ibero-Americana.

Em especial, destaca-se as regras 90 e 91, que dizem respeito à cooperação judiciária internacional nesta matéria.

Subtração de Menores

Conteúdo não disponível.
Autorize cookies clicando em Aceito na mensagem

Resultados do Questionário sobre a subtracção internacional de menores.