Teve lugar nos dias 21 e 22 de Outubro de 2021, no Panamá,  a  Assembleia Plenária de encerramento da XXª Cimeira Judicial Iberoamericana (CJI) que teve por tema A sustentabilidade da paz social: Desafios para a Administração da Justiça na América Latina face às exigências do novo milénio.

Esteve presente nesta assembleia o Ponto de Contacto de Portugal,  Juiz Desembargadora Paula Pott, na qualidade de coordenadora nacional da CJI designada pelo Conselho Superior da Magistratura. O poder judicial de Portugal esteve ainda representado pelo Juiz Desembargador Leonel Serôdio, vogal do Conselho Superior da Magistratura e pela e Juiz de Direito Sandra Luís, coordenadora nacional da CJI designada pelo Supremo Tribunal de Justiça.

Nesta assembleia, que teve por objectivo encerrar a XX CJI  e eleger os órgãos e estruturas permanentes para a XXI CJI que decorrerá ao longo dos próximos dois anos, Portugal foi eleito para duas comissões permanentes – a Comissão de Coordenação e Seguimento e a Comissão Ibero-americana de Ética Judicial – , o Peru exercerá a secretaria Pro Tempore da CJI durante os próximos dois anos e a Secretaria Permanente da CJI continuará a ser exercida pelo Uruguai, durante os próximos quatro anos.

O presidente emérito do Supremo Tribunal de Justiça Juiz Conselheiro António Henriques Gaspar recebeu o prémio de Mérito Judicial Ibero-americano  atribuído pela Comissão Ibero-Americana de Ética Judicial.

Pode encontrar mais informações sobre a XX Cimeira Judicial Iberoamericana aqui