Cumbre Judicial IberoAmericana

Logo Cumbre

Portugal nomeou duas Coordenadores Nacionais, a Juiz Rosa Lima é coordenadora nacional da Cumbre nomeada pelo CSM.

A outra coordenadora é nomeada pelo Supremo Tribunal de Justiça.

A XX Cumbre Judicial Ibero-Americana sob o tema "A Sustentabilidade da Paz Social, desafios que enfrenta a administração da justiça no espaço Iberoamericano perante as exigências do novo milénio”. iniciou-se com a Primeira Reunião Preparatória a 27-29 de agosto de 2018 na Cidade do México, México

  • Segunda Ronda de Trabalhos teve lugar a 18 a 20 de março de 2019 em Lisboa, nas Instalações do Conselho Superior da Magistratura.
  • Assembleia Plenária

    Devido à pandemia Covid-19 a reunião teve lugar virtualmente no dia 11 de dezembro de 2020.
    Nesta Assembleia Plenária foram aprovados os produtos finais desenvolvidos pelos 4 grupos de trabalho.

    GRUPO 1 – “Herramientas de diagnóstico y protocolo sobre independencia en la carrera judicial de lberoamérica” ; Países: Argentina, Bolivia, Equador, Espanha, Honduras, México, Peru, República; Dominicana, Uruguai, Venezuela; Produtos Finais: Protocolo Independência.

    GRUPO 2 – “Retos para la Administración de Justicia. Asignación de presupuestos y mecanismos de protección social”;Países: Argentina, Colombia, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, Paraguai, Portugal, Porto Rico, Venezuela; Produtos Finais: Recomendações sobre orçamento e carreira.

    GRUPO 3 – “Creación de la Red lberoamericana de Integridad Judicial”; Países: Brasil, Colômbia, Equador, Guatemala, Nicaragua, Panamá, Paraguai, Peru, Venezuela, Argentina, Espanha; Produtos Finais: Rede de integridade judicial.

    GRUPO 4 “Acceso a la Justicia”; Países: Bolívia, Chile, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Nicarágua, Portugal, Uruguai; Produtos Finais: Guia do processo eletrónico; SIIP (Sistema Integrado de Informação Processual); Re-positório delitos corrupção; Feira Tecnológica ; Repositório delitos corrupção; Feira Tecnológica.

A XXI Cumbre Judicial Ibero-Americana sob o tema “Por uma carreira judicial independente e eficaz” iniciou-se com a Primeira Reunião Preparatória entre os dias 26 a 28 de abril de 2022 na Cidade do México, México

A XXII Cumbre Judicial Ibero-Americana sobre o tema “Uma justiça em dia para garantir a dignidade das pessoas” iniciou-se com a Primeira Reunião Preparatória entre os dias 8 a 10 de abril de 2024 em Brasília, Brasil. 

Filhos da Cumbre

Hijos de Cumbre

Comissões

Comissiones

Estruturas permanentes

Estructuras permanentes

Comissão de Ética Judicial (CIEJ)

Comisión de Ética Judicial (CIEJ)
150

A Comissão Ibero-Americana de Ética Judicial é composta por nove membros e um secretário executivo, eleitos pela Cimeira Judicial reunida em Assembleia Plenária. Os seus cargos são honoríficos e exercem funções por um período de quatro anos, com possibilidade de reeleição.

Portugal nomeou o Dr. José Manuel Correia como Comissário.

Rede Ibero-Americana de Cooperação Jurídica Internacional (IBERRED)

Red Iberoamericana de Cooperación Jurídica Internacional (IBERRED)
150

A IberRede é composta por Pontos de Contacto oriundos de 23 Estados situados na Europa, na América Latina e Caribe.

Visa a optimização dos instrumentos de assistência judicial civil e penal da Comunidade Ibero-Americana. Além, do estabelecimento de forma progressiva, mantendo-se atualizado, de um sistema de informação sobre os diferentes sistemas jurídicos da Comunidade. (art. 3º do Regulamento da IberRede).

A Juiz Rosa Lima é a Ponto de Contacto da IberRede designada pelo Conselho Superior da Magistratura.

  • 1ª REUNIÃO PREPARATÓRIA - Reunião preparatória da Assembleia Plenária da IberRed- 28 a 30 de maio de 2019- Montevideo, Uruguai
  • VIII Assembleia Plenária e XV aniversário da IberRed:
      • VIII Assembleia Plenária de Pontos de Contacto e enlaces da IberRed- 28 a 30 de outubro de 2019- Madrid, Espanha.Celebração do XV aniversário da IberRed.
  • 2020 - Devido à pandemia Covid- 19 as reuniões foram adiadas
  • 2021
    • 22 de Março de 2021- Apresentação da plataforma Iber@ da IberRed durante o evento "Para um novo modelo de cooperação jurídica internacional: IberRed e a nova Paltaforma Iber@"

Mais informações sobre a apresentação da nova plataforma Iber@ aqui

O acesso à nova plataforma Iber@ e ao website público IberRed, disponível em espanhol, português e inglês, pode ser feito através do seguinte endereço: https://iberred.notariado.org/

Rede Ibero-Americana de Integridade Judicial

La Red Iberoamericana de Integridad Judicial
Rede Ibero-Americana de Integridade Judicial

A Cimeira Judicial Ibero-Americana promoveu a criação e manutenção de uma Rede Ibero-Americana de Integridade Judicial com base na Comissão Ibero-Americana de Ética Judicial, a fim de reforçar a independência económica dos juízes e cumprir o mandato do artigo 11.1 da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, assinada em Nova Iorque em 31 de outubro de 2003.

A Juiz Rosa Lima é a Ponto de Contacto da Rede Ibero-Americana de Integridade Judicial

Agregador de Conteúdos Jurídicos

A plataforma permite a consulta de normas, artigos, notícias e outros conteúdos relacionados ao universo judicial ibero-americano. A fase de testes decorre entre outubro e novembro de 2023.

Logo Cumbre

Primeira Reunião Preparatória realizada entre os dias 8 a 10 de abril de 2024 em Brasília, Brasil. 

Portal DESCA

Palácio da Justiça by Ricarda Melo 1

Portal de Sentenças de Direitos Económicos, Sociais, Culturais e Ambientais (DESCA) é uma ferramenta de pesquisa especializada. Permite consultar sentenças dos tribunais superiores da região Iberoamericana, que envolvam direitos económicos, sociais, culturais ou ambientais. Trata-se de um filho da XVIII Cumbre Judicial Iberoamericana.

As regras de Brasília

As regras de Brasília sobre o acesso à justiça das pessoas vulneráveis são 100 regras aprovadas pela XIV Cimeira Judicial Ibero-Americana.

Em especial, destaca-se as regras 90 e 91, que dizem respeito à cooperação judiciária internacional nesta matéria.

Subtração de Menores

Conteúdo não disponível.
Autorize cookies clicando em Aceito na mensagem

Resultados do Questionário sobre a subtracção internacional de menores.