Nos dias 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro de 2018 tiveram lugar, em Bruxelas, a 16ª Reunião Anual de Pontos de Contacto da RJE Civil, a Reunião do Grupo de Trabalho para recolha de estatísticas e o Fórum de Juízes da RJE Civil.

Na reunião anual foram debatidas questões práticas relativas ao funcionamento da rede, tal como o conteúdo do Portal Europeu de Justiça, o estado das fichas informativas sobre direito nacional e a elaboração de guias destinados aos profissionais e ao público.

O ponto de contacto de Portugal esteve acompanhado de toda a sua equipa, de duas juízes nacionais provenientes, respectivamente, do Centro de estudos Judiciários e do Conselho Superior da Magistratura, e de um elemento da Direcção-Geral da Política da Justiça que trabalha na área das estatísticas.

O ponto de contacto participou, também, no Fórum de Juízes onde foram discutidos aspectos relativos à formação de juízes.

Portugal faz ainda parte do grupo de trabalho para recolha de estatísticas sobre a aplicação dos instrumentos da União em cuja reunião participaram elementos da delegação portuguesa.